sexta-feira, 23 de setembro de 2016


ACONTECEU NO TRABALHO... 


No exercício de minha função de Consultor Jurídico, na Associação Comercial e Empresarial de Minas - ACMinas, certo dia um associado aflito ligou. Queria saber qual a tradução, segundo ele, da expressão inglesa "in fine" (falou com um sotaque carregado, de "cowboy americano"), encontrada em um contrato. 

Surpreso, com "jeitinho", para não ferir susceptibilidades, expliquei-lhe que aquela expressão queria dizer "no fim", porém que não era inglês, mas tratava-se de uma locução latina, muito comum em contratos. 

*** 

Em outra ocasião, um consulente ligou e queria que eu lhe enviasse um "fax", com urgência, do Decreto nº x. 
Perplexo informei-lhe que não poderia, porque aquele era nada mais nada menos que o Regulamento do ICMS, contendo mais de mil artigos. 

*** 

Um comerciante desconfiado me ligou certa vez e relatou uma longa história de um cheque com assinatura que não coincidia com a real. 
Ao final do extenso relato, perguntou o que aconteceria com a pessoa que emitira aquele documento. 

Tentei dizer-lhe que se tratava de um falsário e que isso era um crime previsto em nossa legislação penal e enumerei as consequências daquele ato delituoso, para o seu causador. Do outro lado da linha, o senhor assustado expressou: 
- mas se quem assinou era o titular da conta, ou seja, o titular fez uma assinatura (de propósito) diferente da sua, para que o cheque não fosse descontado. Indaguei: então o senhor "falsificou" a sua própria assinatura? 

Nenhum comentário:

LINKEDIN

LINKEDIN
CONSULTA pelo WhatsApp (31) 99612-2347

Marco Aurélio Chagas

Marco Aurélio  Chagas
Sócio Fundador desde 1976

ARTIGOS

ARTIGOS PUBLICADOS NO SITE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE MINAS - ACMINAS

ARTIGOS PUBLICADOS NO SITE DA ACMINAS 1 - DESPESA DEDUTÍVEL - IRPJ - LUCRO REAL . Clique aqui para lê-lo. 2 - ITCD - PRAZO DECADENCIAL...

CONSULTA pelo WhatsApp

CONSULTA pelo WhatsApp
(31) 99612-2347 - AGENDE UMA CONSULTA

Eu no Twitter

LIVROS DE MINHA AUTORIA

LIVROS DE MINHA AUTORIA

CUNHA PEREIRA & ABREU CHAGAS - Advogados Associados

Palestra: PROCESSOS

Palestra: PROCESSOS

Meus Livros

Seguidores

HISTÓRIA DO ESCRITÓRIO

HISTÓRIA DO ESCRITÓRIO
ABREU CHAGAS & TARANTO